"Vale a Pena Sonhar"

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Rosa Mística chora e se emociona ao ver aquele homem corajoso pela TV !

“Vale a Pena Sonhar” é o nome do documentário, exibido na TV Cultura no programa Mundo Cultural. O documentário traz a trajetória de um homem que soube ouvir os gritos e sussurros mais intensos do povo urbano e até camponês. Herói de Três Pátrias, como assim o chamam percorreu por várias cidades do mundo espalhando seu sonho de mudança.

Sua trincheira sempre foi a atuação coletiva. Militar de formação, com e grande sensibilidade humana, saíu de uma prisão da ditadura estadonovista para ir à Espanha lutar contra as tropas fascistas de Franco; a seguir ajudou na Resistência francesa.
Apolônio da Carvalho ingressou no Partido Comunista do Brasil em 1937, assim que deixou a prisão onde se achava por seu apoio ao levante de 35. Nos anos 60, quando o movimento comunista brasileiro viveu a luta entre reformistas e revolucionários, ele rompeu com o PC Brasileiro e ajudou a fundar o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR).
No período de abertura política, foi dos primeiros a assinar a ficha do PT, fazendo parte de sua direção nacional durante seus sete primeiros anos. Militou até o fim da longa vida, ajudando a eleger Lula presidente da República."De viver a vida não me fartou"
Apolônio foi um homem que viveu intensamente a sua vida, lutou, amou, perdeu amigos de muitos anos, nos períodos autoritários. Mas é possível ver de forma clara o seu otimismo: “de viver a vida não me fartou”.
http://www.vermelho.org.br/diario/2005/0924/0924_apolonio.asp

2 comente ...:

Anônimo disse...

Brllíssima vida de Apolônio!
Um militante da vida,,, e da causa socialista.
Exemplo a ser seguido cotidianamente, para nunca desarnimarmos diante dos intempéries da vida.
Até a vitória sempre!

Rosa Mística disse...

anonimos também podem deixar nome .. se quiser..

Mas eu realmente me encantei com a história.. Justamente porque hj é tão dificil ver pessoas movidas por grandes paixões !