Complementando Retratos

domingo, 13 de maio de 2007

... Noemi segue ... nos olhos de Rosa Mística

Eu, Rosa Mística, além de vender rosas e espinhos no centro da cidade, também tento por vezes ganhar um lugar ao sol, sou estudante, faço faculdade num lugar que é o mais belo retrato de uma suposta juventude que quase pensa, tirando algumas raras exceções. Ao mesmo tempo explicita o mais belo retrato do lixo privado do ensino superior brasileiro.

Num dia desses estava eu tentando me concentrar em mais um desses textos aberrativos de revista EXAME, que a classe quase média blumenauense adora ler. O esforço para leitura era grande porque meu estômago doía quando meus olhos faziam à leitura dos títulos das reportagens publicadas: “Porque o Brasil não CRESCE como a CHINA e a ÍNDIA”, e a outra, “Uma AGENDA para crescer 9% ao ano”. Todos falam disso, e todos querem crescer a custos de um consumo desenfreado, invejam as taxas de crescimento dos chineses, criticam os chineses serem causadores do aquecimento global do planeta terra, mas querem ser como eles no futuro, 2% por cento é muito pouco para crescer ao ano. É preciso um choque radical de crescimento. Tudo bem, tudo bem, eu sei que precisamos crescer, crescer.. Mas vamos devagar aí!

Eu continuava, tentando seguir a leitura, pois era obrigada a ler a aberração que o professor havia selecionado para gente ganhar alguma nota em troca. Eu já disse para ele, que Revista EXAME não é parâmetro para análise econômica, mas minha reivindicação ecoava como um nada nos ouvidos do mais puro representante da massa empresarial têxtil.

Mas não é bem este retrato que queria descrever ao iniciar este texto, o objetivo do retrato que me propusera descrever queria ser complementar a fotografia da amiga Noemi Maria, e era sobre os jovens tipicamente blumenauenses, filhos da massa trabalhadora e ordeira.

Mas o retrato surgiu na sala ao lado, enquanto eu esforçadamente tentava ler aqueles textos da EXAME. Ouvia vozes, e eram vozes de jovens estudantes de ensino médio, estudavam a trajetória dos recentes presidentes desde a abertura democrática, parecia uma trilogia feita por um livro didático entre Collor, FHC e Lula. Vez enquanto eles faziam uma leitura em voz alta dos textos, e aquelas leituras pareciam ser bem mais interessantes do que as minhas. Mas só a leitura, porque a interpretação daqueles Jovens era ultra-reacionária e conservadora. Lancei a caneta e anotei algumas das frases:

- Se o Lula foi tão corrupto como Collor porque não mandaram ele embora de Brasília, eu odeio Lula ! – diziam eles exaltados, por várias vezes. - Odeio muito, odeio o Lula !
- Olha só eu não entendo, porque o professor elogia algumas políticas do Lula. Ele em sala de aula não deveria falar de nenhum político, assim como não falamos ou criticamos nenhuma religião.

Belo RETRATO.

6 comente ...:

Vini disse...

esses jovenzinhos têm razão, nem religiao, nem politica, nem nada, q tal o silencio total?
:D

Rosa Mística disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosa Mística disse...

silÊncio também me irrita as vezes .. vc fala, faz perguntas, e as pessoas ficam mudas.

Anônimo disse...

eu topo um silêncio ,,, se for bem audacioso e muitoooo barulhento ...

Anônimo disse...

pode ser !

quanto a mente pensa, reflete profundo, agente silencia.. E esse silêncio, por vezes, promove um caos ensurdecedor p/ ouvidos conscientes.

Mona lisa Budel disse...

Queremos espaço para calar!