Calma ...calma... calma, que bagunça é essa ???

domingo, 7 de outubro de 2007

Três de uma só vez isso é bem coisa das meninas desse blog.
E que negócio é esse de furtar minha senha dona Maria João??
vcs não tem jeito ...

Quero deixar bem claro, estou levemente alcoolizado, mas plenamente lúcido.

Vamos ler, divulgar, contribuir ... Tudo aqui no Gritos ...


** É só escorregar o mouse barra abaixo

Artigo Arquivo Histórico.
Delírios de Rosa Mistica na Cidade.
Indicações da Maria João.
Pic Nick no Parque.


Ah ... e nós que copiamos as coisas de todos os blogs possíveis e linkamos todo mundo ... também aderimos a campanha por uma internet mais recíproca. Usura Não!

Arquivo Urgente!

sábado, 6 de outubro de 2007

O Artigo abaixo escrito por Ricardo Machado* é uma apelo há uma causa que parece justa ... a pesquisa histórica depende de documentos, principlamente para confiar legitimidade aos fatos, é lamentável considerar, a falta de valorização desses documentos que comprovam uma história antes mesmo que alguém a escreva ...


Blumenau tem uma relação muito particular com sua própria história. O mais curioso é que esta relação consegue articular uma exaltação e desprestígio ao mesmo tempo.

Por um lado, a cidade produziu para si uma identidade que busca constantemente se justificar em aspectos históricos. Esta concepção de identidade é reafirmada cotidianamente na cidade através de um discurso que sustenta a política cultural e turística local, exaltando determinadas características e invisibilizando outras. Por outro lado, a cidade tem uma política que deixa muito a desejar no que se refere a conservação de documentos históricos. Para visualizar isso, basta visitar rapidamente o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

Foi no final dos anos de 1940 temos a organização inicial de um arquivo público em Blumenau. Nos anos 70, já com o nome de atual, o arquivo tornou-se uma referência nacional quando se trata da imigração do século XIX para o sul do país. Por isso, é comum encontrar em suas dependências pesquisadores de várias regiões do Brasil e até mesmo de vários outros países. Basta lembrar que seu acervo não se refere somente aos limites da atual cidade de Blumenau, mas, sobretudo aos limites da antiga Colônia Blumenau, isto significa que a documentação de diversas cidades de Santa Catarina se encontra aqui concentradas.

Mas, a sua situação é triste. Apesar do empenho pessoal de seus funcionários, nas últimas décadas o arquivo vem sendo desprestigiado pelo poder público. Este desprestígio tem resultado em sua quase completa inviabilidade: os pesquisadores não conseguem mais pesquisar; os funcionários estão com suas condições de trabalho precarizadas (inclusive colocando em risco sua saúde), a documentação não possui mais espaços adequados para sua conservação e o próprio prédio em que se localiza não tem a sustentação arquitetônica necessária para tal empreendimento.

Está mais do que na hora de discutirmos seriamente uma política patrimonial e de conservação documental para a cidade de Blumenau. Mas para isso, em primeiro lugar, o poder público precisa tomar esta como uma de suas prioridades. É urgente a necessidade de construir um diálogo com os historiadores, as universidades e entidades locais buscando viabilizar alternativas concretas para o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

*Mestre em História e professor da FURB.

deLIRAR é POssível ... Rosa Mística vai a cidade .. e encontra NANNO giganthi

Sabe aquelas noites que Rosa Mística sai loucamente pelas ruas da cidade a distribuir suas rosas e espinhos! Aaaahhh ... essas noites sempre uma história para contar..


.. pois é, estava ela, Rosa sentada na mesa de um bar (um dos poucos q ainda não foram tombados na Antonio da Veiga), quando derrepente é largado em sua própria mesa, vários livros e muita literatura!



A surpresa boemia é Ernani Maurício Fernandes .. de passagem pelas cidade o escritor, filósofo e poeta .. está compartilhando com toda gente desta cidade sua literatura "MARGINAL", e porque não, "PROFANA"!
é sim ..Ernani profaneia a depressão humana.. "Ridiculamente, Sou um utópico que insiste no extermínio da miséria. Sou um pobre sonhador (...)"



E por tanto não se assuste se até esta segunda esbarrar por aí, numa mesa de bar qualquer, com tal figura lunática ... Como Rosa, vai pedir para que ele sente a mesa e compartilhe entre goles e outros, de uma cerva bem geladinha, um pouco mais de sua história! E o risco que correrá .. É de VIRAR A NOITE! surtando, delirando, zombando, rindo a toa!
Nanno Giganthi, o seu nome literário, profaneia, celebra sua própria liberdade... está solto pelo Brasil e sempre de passagem em alguma cidade. Chegou em Blumenau, meio triste, porque em poucos dias perdera sua mãe, Carmem, circense, cigana, e também mulher do mundo...
Mas a vida segue ... e quem quiser conhecer a OBRA de Nanno.. pode entrar no site PENSO na REDE logo Existo, que é http://www.nannoernani.com/..
Ou ainda ir no PIQUINIQUE VEGA
às 15 horas no parque Rudiger...
Rosa fez o convite ao novo amigo da boemia,
e espera encontra-lo lá!
VAMOS TORCER PARA QUE ELE VENHA!

" Linkando " hoje por Maria João ...

Pelo que sabemos Dante Dores deve estar por algum canto dormindo bêbado, talvez esta época seja a que ele é mais ele ... um boêmio de sarjeta, fedendo o cheiro real dessa cidade, nessa época ele pode ser um louco gritando infâmias... e já que ele não dará sinais de vida tão cedo, eu João ou Maria, roubei a senha dele ... que a minha como senha adolescente não permite nada e estou aqui para fazer o papel de divulgador interino deste site. Hoje indicações de alguns novos ou velhos que a gente andou xeretando...
Coisas de Marias e Joãos do mundo a fora...


Música: http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/oteatromagico/
O Teatro Mágico ... Para que gosta de circo, de poesia e de Mpb ... música colorida, divertida, brincando com tudo, amor, arte, vida ...

Literatura : http://www.falacoes.blogspot.com/
Blog do Labes, ele fala sobre a literatura em Blumenau, o último post sobre Maicon Tefen ... e seu “Um Cadáver na Banheira” , Labes tem um jeito sério de escrever, bem acadêmico ... metido a intelectual ... mas tem publicado ótimas entrevistas e artigos em seu espaço no overmundo e também no blog, tem conseguido falar de algumas verdades culturais que o povo de Blumenau ás vezes teme em discutir, a gente grita e aplaude ...

Cinema: http://www.blogdeblindness.blogspot.com/
Fernando Meirelles... sim ...ele mesmo, ele também é um blogueiro, neste site está escrevendo sobre a produção do seu novo filme ... Ensaio Sobre a cegueira ...Baseado no livro do José Saramago ... dá pra acompanhar um pouco do processo de criação... simplesmente fantástico ...

Mais um pouco de Arte e Cultura : http://frentedaculturasc.blogspot.com/
Informações de todos os gêneros do que está acontecendo em Santa Catarina, o blog é atualizado á todo momento, há a possibilidade de se cadastrar também no grupo de discussões do site.

Se quiser .. tem mais ... muito mais ... deixe de ser bêbado de oktober como o Dante e dê uma olhada em nosso blogroll.. os sites citados acima estão todos lá ...

Vegetarianos e simpatizantes

sexta-feira, 5 de outubro de 2007





... nada de churrasco de domingo ... um dia sem cadáveres no lanchinho da tarde ...

.. este pic nick é uma ótima oportunidade para as pessoas chatas que ficam o tempo todo falando que quem não come carne fica doente ....

venha ver mulheres lindas e saudáveis ... homens sarados e gostosões ...
sem adição de carne de outros animais ...



Eu que brinco de Maria e João ... vou levar minha especialidade ...
sanduiches de palmito com tempero verde !